Vladmir Putin elogia Filipe Nyusi


A cimeira Rússia-África teve o seu ponto mais alto com a realização da sessão plenária co-dirigida pelo anfitrião Vladimir Putin e pelo Presidente em Exercício da União Africana, no caso o do Egipto Abdel Fatah Al-Sisi. Nessa sessão todos os Chefes de Estado e de Governo presentes em ordem alfabética e durante três minutos tiveram a oportunidade de falar sobre como deve ser feita a cooperação com a Rússia nas áreas de defesa e segurança e na economia.

Quando chegou a vez de Filipe Nyusi, que foi o penúltimo, Vladimir Putin quebrou o protocolo e na hora de convidar o Chefe de Estado moçambicano a falar. Fez uma breve introdução para elogiar o seu homólogo que em Agosto passado convidou-o para Kremlin e foi nestes termos: “queremos felicitá-lo pela vitória nas eleições e também ele mostrou como é que se pode lutar contra bandidos no seu país” disse Vladimir Putin, certamente a se referir aos insurgentes que têm protagonizado ataques na província de Cabo Delgado. Salientar que depois da visita de Estado de Filipe Nyusi a Rússia em Agosto passado, a Rússia enviou peritos e equipamento militar que tem estado a apoiar as Forças de Defesa e Segurança no ataque aos insurgentes e tal já permitiu o retorno de algumas comunidades que antes haviam se deslocado para outras regiões nos distritos de Macomia e Mocímboa da Praia.

Depois de tomar a palavra Filipe Nyusi deixou ficar a sua opinião sobre o tema em debate. “Senhor Presidente Putin, a pujança económica e empresarial e acumulada experiência técnico-científica da Rússia constituem uma base sólida para a promoção de parcerias mutuamente vantajosas em diferentes campos. Com as empresas russas apoiadas pelo seu Governo podemos explorar a elevada demanda de serviços para dinamizar a diversificação das nossas economias e o processo de transferência de tecnologias. Queremos que os nossos recursos sirvam efectivamente as nossas populações e não façamos parte de um modelo económico deliberadamente constituído para perpetuar a transferência de matérias primas e capitais” disse Nyusi.

Após terminar o seu discurso Putin voltou a comentar “tem razão porque as relações económicas entre Moçambique e a Rússia tem raízes muito profundas e desejamos êxito ainda melhor” terminou o Presidente russo.

Comments

Popular posts from this blog

OJM na Zambézia realiza marcha da Caminhada Vermelha em Quelimane

Filipe Paunde satisfeito com o nível de desenvolvimento do município de Gurúè

Caifadine Manasse, mantem um encontro informal com o Chefe da Missão do FMI a Moçambique