“Queremos que os nossos recursos sirvam as nossas populações” - Presidente Filipe Nyusi


O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, afirmou hoje, durante a Sessão Plenária da Cimeira Rússia-África, que os recursos dos países africanos devem servir efectivamente as populações.

“Queremos que os nossos recursos sirvam efectivamente as nossas populações, e não façamos parte de um modelo económico deliberadamente instituído para perpetuar a transferência de matérias-primas e capitais”, disse o Chefe do Estado.

O Presidente Nyusi reconheceu que para se atingir esse desiderato, o percurso não é curto, e não é aconselhável queimar etapas. Por outro lado, o estadista afirmou que a pujança económica e empresarial, e a acumulada experiência técnica da Rússia, constituem uma base sólida para a promoção de parcerias mutuamente vantajosa, em diferentes campos.

“Em Moçambique podemos destacar os sectores da agricultura, agro-processamento, energia, infraestruturas, concretamente ferrovias e portos, sector da industria, pescas, hidrocarbonetos, turismo, transportes e comunicações, entre outras. Com as empresas russas apoiadas pelo seu governo, podemos explorar a demanda de serviços para dinamizar a diversificação das nossas economias e o processo de transferência de tecnologia”, disse o Presidente da República.

Por sua vez, o Presidente russo, Vladimir Putin, afirmou que o seu país vai continuar com o estreitamento das relações com Moçambique, em todas as áreas, tanto bilateral, assim como multilateral, de forma a permitir um benefício comum dos seus povos.

De referir que a Cimeira Rússia-África termina hoje, com uma declaração da Cimeira a ser lida pelo Presidente russo, Vladimir Putin, e pelo Presidente em exercício da União Africana, Abdel Fattah Al-Sisi.

Comments

Popular posts from this blog

OJM na Zambézia realiza marcha da Caminhada Vermelha em Quelimane

Filipe Paunde satisfeito com o nível de desenvolvimento do município de Gurúè

Caifadine Manasse, mantem um encontro informal com o Chefe da Missão do FMI a Moçambique